terça-feira, 22 de setembro de 2009

CORREÇÃO DA ATIVIDADE - EXERCÍCIOS DAS PÁGINAS 97 a 99 - 7º ANO

PÁGINA 97
6 - Respostas pessoais. Serão consideradas as respostas coerentes com a realidade da cidade de São Paulo na atualidade.

7 - Cursos profissionalizantes, escolas técnicas e graduação de curto período, como licenciaturas de 2 anos e meio.

8 - A peste negra "migrou" do Oriente para o Ocidente através dos navios que traziam mercadorias, mas também os ratos. As cidades foram o ponto principal de disseminação da doença, pois as condições de higiene eram péssimas e existis um importante número de pessoas vivendo amontoadas nas cidades medievais. A transmissão acontecia pelo contato social e devido as relações comerciais rapidamente chegou ao campo. A população europeia sofreu uma drástica redução, as cidades entraram em decadência por um determinado tempo e nos feudos estouraram as revoltas camponesas por causa da superexploração servil, o que levou em muitos casos à extinção da cobrança da corveia pelos senhores, ou mesmo a transformação do trabalho servil em assalariado.
A campanha deveria ser aos moldes atuais, sendo ao mesmo tempo chamativa e informativa. de nada adianta em uma campanha de conscientização e prevenção espalhar apenas o pânico e não deixar claro como e por que a prevenção é necessária.

LEITURA DE IMAGEM:
A pintura é o retrato do século XIV, marcado pela morte. Morte´presente na devastação das plantações (gerando a fome), nas guerras e na peste negra.
PIETER BRUEGEL - Nasceu em 1525 e morreu em 1569. Era pintor, escultor e arquiteto, além de decorador de tapeçarias e vitrais.
Nasceu em Breda, hoje província da Bélgica.
Foi considerado o maior representante flamengo de pinturas sobre o cotidiano medieval.
Atuou como pintor em Antuérpia e Itália.
Foi discípulo de Bosch (importante pintor satírico) e com isso passou a definir melhor seu estilo retratando paisagens e cenas cotidianas onde realçava as fraquezas e loucuras do ser humano.
Morreu aos 44 anos e foi enterrado na Igreja Notre-Dame de la Chapelle, evidenciando importante prestígio social.

LEITURA DE TEXTO:
  1. Historiográfico. Através do resgate do passado o autor busca compreender a origem dos movimentos sociais e como são hoje.
  2. As frases desenvolvidas são pessoais e serão consideradas aquelas coerentes com o sinônimo escolhido pelo aluno.
  3. Na Idade Média os movimentos sociais surgiam espontaneamente, sem planejamento ou objetivos claros. Hpje, através da atuação dos sindicatos os trabalhadores possuem maior organização, objetivos claros e atuação política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.