sábado, 21 de novembro de 2009

ATIVIDADE EM GRUPO SOBRE A ERA VARGAS - 9º ANO

1) No final da década de 20 vários grupos sociais estavam bastante insatisfeitos com o governo oligárquico. O aumento da industrialização e da urbanização acelerou e intensificou o aparecimento de movimentos contrários ao domínio oligárquico. Dentro das próprias oligarquias começa a surgir divergências o que leva à formação das chamadas "oligarquias dissidentes". Unidas a vários grupos de oposição estas oligarquias vão disputar a presidência em 1930 com Getúlio Vargas como candidato. Como esperado o resultado é favoráel ao candidato do governo Júlio Prestes. Com a vitória tem início uma série de perseguições políticas que unidas ao desejo de assumir o poder sem revolta popular levou Getúlio Vargas e seus companheiros a deflagar um golpe contra Washington Luís, e desta forma GV assume o poder no Brasil.
2) Industriais: possuíam o poder econômico e queriam maior participação política.
Tenentes: lutavam pelo fim do domínio oligárguico.
Classes médias: apoiavam a ideia de um governo moderno e ligado aos interesses urbanos.
Oligarquias dissidentes: viam em Getúlio VArgas a possibilidade de tirar o domínio dos cafeicultores.
3) Getúlio Vargas desde o momento em que assumiu o poder sabia que para mantê-lo seria necessário harmonizar os diversos interesses de grupos sociais que o apoiavam. Neste sentido, Vargas empreende uma política econômica e social de controle e de concessão de direitos, além de manter os privilégios da elite. Desta forma consegue grande parte do apoio da população.
4) A Revolução Constitucionalista ocorreu devido a insatisfação da elite cafeeiroa pelo fato de ter perdido o poder na Revolução de 30. Somado a isso Getúlio ainda não havia convocado uma Assembléia Constituinte para governar o país, tornando o governo ilegítimo. O interventor nomeado por Getúlio para o governo de São Paulo não agradou aos paulistas e após o episódio conhecido como MMDC a revolução teve início.
5) No período do governo constitucional surgiram dois movimentos políticos importantes. A ANL, oposição comunista e a AIB, grupo fascista queapoiava Varags, mas na ditadura os integralistas foram violentamente perseguidos.
6) A Intentona Comunista foi uma tentativa fracassada de tirar Getúlio Vargas do poder e que acabou servindo a Vargas para impor a Leis de Segurança Nacional e mais tarde "salvar" o país dos comunistas intituindo o Estado Novo.
7) Politicamente fou um Estado autoritário com poderes concentrados nas mãos do presidente . Culturalmente as várias manifestações culturais eram totalmente censuradas. O povo lia, via e ouvia o que o governo queria.
8) Nacionalismo e industrialismo.
9) Com extrema e violenta repressão. Com isso garantia a eliminação das oposições e criava a sensação de que Getúlio Vargas não possuía oposição e, portanto, seu governo era perfeito.
10) Sim, Com o Queremismo Getúlio Vargas pretendia continuar no poder com apoio popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.