terça-feira, 10 de novembro de 2009

AVALIAÇÃO MENSAL - 9° ANO - GABARITO

1)
a) A criação da imagem de "pai dos pobres".
b) àqueles que deveriam votar nas próximas eleições.
c) Não. Getúlio Vargas não conseguiu harmonizar interesses. Viveu um período em que o Brasil estava intensamente ligado aos EUA o que impedia o seu nacionalismo e possuía inúmeras oposições.
2)
A criação da PETROBRÁS deu maior força aqueles que defendiam Vargas e o seu nacionalismo, no entanto, tornou mais fortes as oposições internacionalistas ao seu governo.
3)
a) Os internacionalistas. Não, Vargas tenta mostrar-se como vítima daqueles que não deixam que ele governe de forma livre, no entanto, sabemos que o momento político já não permitia a Getúlio Vargas desenvolver no Brasil um regime totalitário.
b) "Nada mais posso dar a não ser o meu sangue. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência" ou "Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.
c) "Quis criar a liberdade nacional com a PETROBRÁS."
d) Com esse ato Getúlio Vargas acaba impedindo indiretamente a realização do golpe conservador, adiando a mobilização internacionalista para assumir o poder.
4)
a) aumento da industrialização.
b) sim, o aumento da inflação e a consequente crise econômica aumentaram as oposições em relação a JK, as classes médias e também a classe trabalhadora não confiava mais em seu governo, tanto que JK não conseguiu eleger o seu candidato a sucessão presidencial.
c) Jânio Quadros aproveitou a onda de crpiticas e a crise econômica do governo JK e montou sua campanha política como um "salvador", aquele que iria limpar o Brasil, tirando a sujeira da corrupção e da crise, e levar o Brasil ao desenvolvimento.
5)
a) Brasília.
b) inovação, modernidade, avanço.
c) Nesta época no populismo associava-se a imagem de avanço e modernidade ao governo. Era considerado bom o governo que promovia o crescimento industrial e a urbanização do Brasil.
a) a ideia de evolução e modernização.
b) sim, como um meio de comunicação eficiente que serviu para propagar as ideias do governo e sempre utilizada pelos políticos.
6)
a) em sua curta duração no poder Jânio Quadros desiludiu o povo, agravou a crise econômica, não agradou aos nacionalistas e perdeu o apoio dos internacionalistas. Isolado no poder, teve de renunciar.
b) Aceitou seu pedido prontamente.
c) Jânio acreditava que o Congresso o apoiaria para que João Goukart não assumisse o poder e assim ganharia apoio e plenos poderes, mas ao aceitar o pedido de renúncia o Congresso frustou os planos golpistas de Jânio Quadros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.