sábado, 21 de novembro de 2009

ATIVIDADE INDIVIDUAL SOBRE REVOLUÇÃO FRANCESA - 8º ANO

1) Sociedade estamental, dividida a partir do nascimento. Sua estrutura permitia privilégios ao clero e à nobreza e explorava e excluía o chamado Terceiro Estado composto pela burguesia, operários urbanos, camponeses e miseráveis.
2)
a) Neste texto o autor ressalta o valor da razão, do conhecimento no plano das transformações.
b) Pelo fato de que durante muito tempo os historiadores só davam importância a fatos e pessoas que possuíam maior importância social e econômica.
c) Panfletos, livretos, jornais.
d) Ridicularizavam de modo grosseiro os membros do clero e da nobreza.
e) Sim. Foram inspiração para que as categorias mais populares também se evoltassem, de forma consciente, contra o poder real.
3) A economia francesa era controlada pelo Estado. A estrutura mercantilista permitia ai rei ter controle pleno de todas as riquezas. O sucesso conômico francês dependia do rei e a burguesia estava em suas mãos. Os gastos em luxos e guerras levavam as riquezas e o Terceiro Estado pagava a conta. Somada a crise de produção de alimentos, a estrutura econômica francesa submetia a população a uma profunda situação de exploração que a levou a revolta contra o "Antigo Regime".
4) O poder estava totalmente concentrado nas mãos do rei. Vivia-se na França o Absolutismo. Tal estrutura era excludente, pois a maior parte da população não possuía nenhum tipo de direito levando a população francesa à revolta.
5)
a) Mudança que afeta a vida de muitas pessoas.
b) Sim.
c) Revoluções Inglesas, Revolução Industrial e Revolução Americana.
d) Nem sempre uma revolução é total, muitas vezes mudanças ocorrem, mas algumas velhas estruturas são mantidas.

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