segunda-feira, 9 de novembro de 2009

GABARITO - AVALIAÇÃO MENSAL - TERCEIRO TRIMESTRE

1)
A) Foram os reis da dinastia Capetíngia que iniciaram o processo de centralização política.
B) Sim. Para a burguesia interessava a centralização, pois assim eles teriam mais proteção e maior facilidade para a prática das atividades comerciais.
C) Filipe nomeou como papa um clérigo francês, mas Roma não aceitou, então nomearam outro papa. Tal eísódio deu início ao Cisma do Ocidente que demonstrou grande confronto entre o poder real e o poder da Igreja Católica.
2)
A) Com tais juramentos o rei subordinava os senhores feudais passando a ter influência sobre suas terras.
B) Guilherme Iobrigou os nobres a seguirem suas leis e dividiu as terras sob a sua influência em "shires", nomeando "sheriffs" para governá-los.
3)
Ricardo Coração de Leão deixou o trono vazio ao morrer em batalha nas Cruzadas. Seu irmão João assumiu o poder e começou a cobrar impostos e tomas terras da Igreja. Os nobres sentindo-se ameaçados se uniram obrigando-o a assinar a Magna Carta. A partir deste fato todos os reis deveriam cumprir a Magna Crata e o poder real na Inglaterra passou a ser limitado pela presença de um outro poder - o do Paralmento.
4)
Com a presença de Joana D'Arc o exército francês passou a lutar em nome do rei. Sua morte tornou-se símbolo da luta da França contra a Inglaterra. O povo unido, comandado pelo rei, vence a guerra e o rei torna-se a figura central do governo.
A derrota da Inglaterra aumentou as oposições dos nobres contra o rei e gerou uma guerra interna (Guerra das Duas Rosas) que atrasou ainda mais o processo de centralização do poder inglês.
5)
A) D. João aliou-se a burguesia portuguesa e através de uma revoluçãob(Revolução de Avis) tirou o rei do poder da Dinastia Borgonha e assumiu o poder.
B) D.João estimulou as atividades comerciais dando início ao processo das Grandes Navegações.
C) D. João estimulou os estudos sobre navegação. Na Escola de Sagres criaram as caravelas e organizou as viagens com o dinheiro da burguesia, as armas da nobreza e a união promovida pela Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.